sábado, outubro 28, 2006

Segurança

Uma das maiores preocupações nas Universidades Americanas é a segurança dos alunos. Ter casos de assaltos ou problemas com alunos está fora de questão.

Quanto à verdadeira motivação desta medida poderia haver muito a discutir, serão apenas boas pessoas, ou será que ter problemas é mau marketing para as universidades s.a. dos estados unidos (esta discução fica para outro post).

A faculdade de UPENN tem a sua própria força policial, que segundo me contaram é uma das maiores do estado da Pensilvania, que por sua vêz é maior que Portugal. Exitem carros de policia em todo o lado etc.

A parte interessante são os transportes publicos. A universidade têm o seu próprio sistema de transportes públicos para os estudantes. Quem embora não cubra a cidade toda cobre uma boa parte inclusive a minha casa, e são gratuitos. Ou se preferirem automaticamente incluidos nas propinas exorbitantes da faculdade (qualquer coisa como 38 mil euros por ano)

http://www.sfs.upenn.edu/paying/undergraduate-expense-budget-2006-07.htm


Mas voltando ao que interessa, temos 2 autocarros que passam de 20 em 20 minutos e pontuais que nos levam ás voltas. E depois temos o Penn Shuttle que são uma pequenas carrinhas que nos depois de telefonar nos vem apanhar e nos levam a porta de casa :)
Muito útil quando chove ou quando neva, ou mesmo quando não se quer andar sozinho de noite. Além disso temos sempre o serviço de acompanhamento em que um segurança nos leva a casa para não irmos sozinhos.

Além disso na zona da universidade e à volta cerca de 60 quarteirões exitem diversos telefones de emergência com câmeras para se acontecer algo ou virmos algo irmos lá que nos liga à central de segurança, nem precisamos de falar (em caso de nos esquecermos do Inglês com o pânico) que um carro vem logo ter conosco.

O mais engraçado é que um dia perguntei se não parecia mal irmos sair a noite e depois bebados chamar a carrinha, pois claramente não tinhamos estado a estudar. Ao que me reponderam que o objectivo não era transportar alunos que estavam a estudar mas proteger todos os alunos em todas as situações, logo não era um problema.

A única desvantagem é que é só para alunos, logo amigos não estão incluidos, embora nunca me tenha sido pedido nenhuma documentação.

Eu gosto do serviço, é comodo, barato e pontual, e ao menos não temos estudantes a morrer ás portas da universidade, e constantes assaltos....

Ninja Lusitano,

PS: Incrivél estou mesmo a fazer um elogio....

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Excelente pá!claro q prefiro mto mais o amigo 100% cool mas por 38000€/ano exige-se um serviço desse nivel. E descontos no cinema tb tens como cá :) ? Abraço

6:06 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Este blog tá muita giro..mas ja se actualizava mais vezes....
de que serve uma coisa gira, só de vez em quando,
v~e la se escreves mais vezes

Abraço

7:22 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home